segunda-feira, 29 de outubro de 2012


PIAGET E VYGOTSKY - Diferenças e semelhanças

PIAGET E VYGOTSKY
Diferenças e semelhanças
Do que foi visto, é possível afirmar que tanto Piaget como Vygotsky concebem a criança como um ser ativo, atento, que constantemente cria hipóteses sobre o seu ambiente. Há, no entanto, grandes diferenças na maneira de conceber o processo de desenvolvimento. As principais delas, em resumo, são as seguintes:
A) QUANTO AO PAPEL DOS FATORES INTERNOS E EXTERNOS NO DESENVOLVIMENTO
Piaget privilegia a maturação biológicaVygotsky, o ambiente social, Piaget, por aceitar que os fatores internos preponderam sobre os externos, postula que o desenvolvimento segue uma seqüência fixa e universal de estágios. Vygotsky, ao salientar o ambiente social em que a criança nasceu, reconhece que, em se variando esse ambiente, o desenvolvimento também variará. Neste sentido, não se pode aceitar uma visão única, universal, de desenvolvimento humano.
B) QUANTO À CONSTRUÇÃO REAL
Piaget acredita que os conhecimentos são elaborados espontaneamente pela criança, de acordo com o estágio de desenvolvimento em que esta se encontra. A visão particular e peculiar (egocêntrica) que as crianças mantêm sobre o mundo vai, progressivamente, aproximando-se da concepção dos adultos: torna-se socializada, objetiva.Vygotsky discorda de que a construção do conhecimento proceda do individual para o social. Em seu entender a criança já nasce num mundo social e, desde o nascimento, vai formando uma visão desse mundo através da interação com adultos ou crianças mais experientes. A construção do real é, então, mediada pelo interpessoal antes de ser internalizada pela criança. Desta forma, procede-se do social para o individual, ao longo do desenvolvimento.
C) QUANTO AO PAPEL DA APRENDIZAGEM
Piaget acredita que a aprendizagem subordina-se ao desenvolvimento e tem pouco impacto sobre ele. Com isso, ele minimiza o papel da interação social. Vygotsky, ao contrário, postula que desenvolvimento e aprendizagem são processos que se influenciam reciprocamente, de modo que, quanto mais aprendizagem, mais desenvolvimento.
D) QUANTO AO PAPEL DA LINGUAGEM NO DESENVOLVIMENTO E Á RELAÇÃO ENTRE LINGUAGEM E
PENSAMENTO
Segundo Piaget, o pensamento aparece antes da linguagem, que apenas é uma das suas formas de expressão. A formação do pensamento depende, basicamente, da coordenação dos esquemas sensorimotores e não da linguagem.Esta só pode ocorrer depois que a criança já alcançou um determinado nível de habilidades mentais, subordinando-se, pois, aos processos de pensamento. A linguagem possibilita à criança evocar um objeto ou acontecimento ausente na comunicação de conceitos.Piaget, todavia, estabeleceu uma clara separação entre as informações que podem ser passadas por meio da linguagem e os processos que não parecem sofrer qualquer influência dela. Este é o caso das operações cognitivas que não podem ser trabalhadas por meio de treinamento específico feito com o auxílio da linguagem. Por exemplo, não se pode ensinar, apenas usando palavras, a classificar, a seriar, a pensar com responsabilidade.
Já para Vygotsky, pensamento e linguagem são processos interdependentes, desde o início da vida. A aquisição da linguagem pela criança modifica suas funções mentais superiores: ela dá uma forma definida ao pensamento, possibilita o aparecimento da imaginação, o uso da memória e o planejamento da ação. Neste sentido, a linguagem, diferentemente daquilo que Piaget postula, sistematiza a experiência direta das crianças e por isso adquire uma função central no desenvolvimento cognitivo, reorganizando os processos que nele estão em andamento.

Disponível em: http://www.monografias.brasilescola.com/psicologia/piaget-vygotsky--diferencas-semelhancas.htm . Texto de Renata Gonçalves. Acesso e captura em 29/10/2012.

domingo, 28 de outubro de 2012

               
 ESTADO ABSOLUTISTA
                                         

  Apresento um breve resumo do texto "Linhagens do Estado Absolutista" de Perry Anderson, na verdade resolvi abordar apenas algumas temáticas principais a partir dos estudos e discussões que fizemos em aula.


O Absolutismo no Ocidente.


 - Surgimento

    O Absolutismo começa a ganhar força no ocidente com a crise do sistema feudal durante os séc XIV e XV, essa ruptura provocou alterações no sistema econômico e social do velho continente, esse mecanismo manteve em equilíbrio a burguesia e  a nobreza, fazendo  com isso que o estado ganhe mais poder, já que ninguém sobrepunha ao poder real, portanto uma equiparação de forças com a nobreza seria mais que vantajoso para eles.
   Para Engels essa foi a época que o poder feudal percebeu  que o período de sua dominação política e social chegara ao fim, para Marx as novas estruturas administrativas que se formaram era um instrumento burguês, ou seja, Marx via o estado como um sistema para aumentar o poder da burguesia, o que fez nascer uma classe média que lutava contra o feudalismo..... existem divergências e diferentes modos de perceber esse período que também podemos dizer que foi uma época de transição entre o feudalismo e o sistema capitalista.
     Podemos dizer que nesse sistema foi criada a burocracia, o aparelhamento do estado com seus órgãos (Exército, polícia, clero, sistema tributário, etc), e a concentração de poder a partir do Estado,e claro... um equilíbrio de forças entre a Nobreza e a Burguesia. O sistema passava por uma transformação na relação de trabalho, porém no campo as relações permaneciam feudais.
 Entra ano e sai ano uma coisa nunca mudou, o poder da aristocracia feudal, eles passaram por várias transformações desde a idade média, mas seu poder político sempre permaneceu muito forte.



 - Poder Econômico

    Os Estados Monárquicos foram um instrumento para a manutenção de poder da nobreza em cima das massas rurais, mas ao mesmo tempo esses nobres tinham que se adaptar ao crescimento de uma burguesia mercantil, indústrias urbanas importantes começaram a aparecer, invenção de máquinas, surgimento da imprensa, fábrica de navios, enfim, a sociedade estava cada vez mais burguesa, mas a ordem política permanecia feudal.



- Direitos Civis

     A introdução dos direitos civis clássicos foram fundamentais para a livre circulação de capital nas cidades e no campo, para isso foi usado o Direito Civil Romano na concepção de propriedade privada, essa adoção fazia parte de uma tentativa dos Estados Monárquicos acumularem mais poderes, o sistema jurídico era baseada em dois setores completamente diferentes, o direito civil que controlava as transações econômicas entre os cidadãos e o direito público, que regia as relações políticas entre o estado e seus súditos ( que beleza), o surgimento da noção de propriedade  incentivava a troca de mercadorias, fazendo com que alguns conseguissem concentração de poder, existia a lógica, quanto mais terras, mais poder, mais concentração de bens, mais poder, de acordo com o autor do texto, o papado foi um dos primeiros sistemas políticos da Europa feudal a usar essa jurisprudência Romana em grande escala.
      A transformação de poder refletia na distribuição de poder dentro do estado.. aliás, sobre as leis, vários juristas de diferentes estados adaptaram a lei Romana a sua maneira e para atender seus interesses, não podemos pensar que o Absolutismo na Europa tenha ocorrido de forma homogênica e igualitária em toda sua plenitude.



 - Exército e burocracia

     Como coloquei lá em cima, de acordo com o autor, uma das características do Absolutismo, foi   a criação da burocracia para atender aos diversos interesses do estado, enfim..o aparelhamento em suas mais diferentes formas, umas das coisas que fizeram toda diferença foi a criação de um exército profissional, cada Estado criou o exército a sua imagem e semelhança se acordo com seus interesses, esse exército tinha funções diferentes de lugar para lugar, mas era em sua maioria formado por mercenários, homens de vários lugares, de diferentes línguas e idiomas, na verdade a nobreza não queria armar seus camponeses e coloca-los no front de batalha, havia inclusive o temor  de que não se poderia treinar súditos e ao mesmo tempo mante-los obedientes a ordem da coroa.
     Essa característica de exércitos mercenário durou até o fim do Absolutismo no Ocidente, a guerra para eles apresentava  o mais rápido e lucrativo modo de expansão.
     Uma coisa que ficou marcado também era a venda de cargos públicos, artificio muito usado pela burguesia que queria ver sua influência junto a corte aumentada, claro, isso tudo para atender interesses particulares, principalmente por parte da burguesia mercantil e manufatureira.
     Claro, toda essas transformações, todo esse aparelhamento do estado e manutenção de um poder centralizado aliado as obrigações de trabalho e renda em dinheiro tinha um custo, uma causa e uma consequência terrível, principalmente para os mais pobres.... o aumento dos impostos, como os pobres passaram a receber por seus serviços... imposto neles, claro que quando o bolso aperta a gritaria é geral, com isso foram registrados revoltas por toda Europa por causa da carga tributária, a ordem dos coletores de impostos era pegar e arrecadar o quanto podiam, o Estado dependia de uma economia forte, para ter um exército forte, com isso mais conquistas (guerras), o que naturalmente fazia aumentar a arrecadação... e assim ia numa interminável bola de neve.



 - Diplomacia

     Apesar da sua eficácia, a guerra  era um tanto dispendiosa para o estado e a maquina administrativa, com isso a diplomacia foi aos poucos se estabelecendo, como os estados não eram iguais, viviam momentos diferentes, foi preciso de muita conversa e cautela para poderem desenvolver relações comerciais que atendessem e satisfizessem a ambos, entre os súditos não havia sentimentos patrióticos, de amor a terra, o amor era muito mais pelo poder e nas consequências que isso pudesse trazer, por isso toda ocupação e conquistas era importante, não importava a língua que o nativo falasse, uma das armas que a diplomacia usava para aproximação de reinos era o casamento,  um modo efícaz, dispendioso e que dispensava agressão armada para conquista de novos territórios, claro que nada é bom suficiente, o casamento também tinha seus problemas, principalmente quando uma das partes morria.




     Esse foi um breve relato do texto do capítulo O Estado Absolutismo no Ocidente, do livro  - Linhagens do Estado Absolutista  - de Perry Anderson. Separei por tópicos para facilitar a leitura e compreensão de todos.






 


sábado, 23 de junho de 2012

A farsa da Libertadores


A Farsa da Libertadores!!!

É comovente como a Libertadores mexe com os brios dos que de alguma forma gostam de futebol, aqui no Brasil essa famigerada taça é associada com "grandeza", "vitórias" e respeito, talvez o Brasil seja o único país do mundo que um time pra ser considerado grande precisa ter não sei quantas Libertadores, é como aquela história dos moleque na adolescência querendo se impor pelo tamanho do pau, "meu pau é maior que o seu,portanto fique na sua"...nada contra,cada um tem e usa as armas que tem.
Engraçado que normalmente os clubes são considerados grandes pela grandeza e tamanho de sua torcida,ou seja..pelo que ele provoca em sensações,comoções e mobilizações de um modo geral....quanto a isso, me desculpem, ninguém é maior que o Corinthians, o time não é o mais vitorioso, não tem os jogadores mais bonitos, os atletas mais badalados, não tem a dancinha do momento e nem o corte de cabelo da moda....mas é o Corinthians, é a vitória de quem nunca vence, é a vitória de quem é descriminado por ser pobre, é a vitória de quem é "zoado"por não pertencer a elite, é a vitória de quem trabalha hoje para pagar a comida de ontem....esse é o Corinhtians, é o clube que em 100 anos não teve um rei do futebol, mas teve sim sua torcida aumentada justamente quando mais precisou, os famigerados 23 anos sem títulos...esse é o Corinthians...é o clube que como TODOS os outros estava cagando pra Libertadores até a década de 90, é o clube que colocava reserva na Libertadores porque no fim de semana teria jogo importante do Paulistão...porque acham que um tal de Independiente tem 7 títulos? porque são melhores que os brasileiros? ou porque pra eles era mais importante ganhar a Libertadores que os tupiniquins? não importa...importa que agora mexeram no maior do Brasil com vara curta...continuamos sem dancinha, sem cabelo,sem jogador bonito e garboso, mas somos uma nação que melhor sente na pele o que é ser brasileiro, o que é amar um país e uma classe que ao longo de toda uma conjuntura foi massacrada e banida dos meios....ou acham que esse orgulho de "odiar" o Corinthians nada mais é que um recado que a elite deu para os pobres que um dia ousaram roubar seu lugar,os pobres que um dia ousaram enfrenta-los como um igual....nada mais que um preconceito velado e enraizado...aqui é Corinthians...sempre.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Beto Richa e PSDB - Inimigos do Ensino Superior.

            O ensino superior do Estado do Paraná vive hoje uma gestão de governo que menospreza a educação, precarizando seus recursos e consequentemente sua qualidade. O atual governo, que incentiva o ensino privado, realizou um corte de 40% das verbas gerais de custeio e investimento nas Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES):

 - Recuo no acordo de equiparação salarial dos professores firmados em 2011;
 - Atraso na nomeação dos professores concursados;
 - Corte acentuado na concessão de bolsas de pesquisa e extensão DIRETAMENTE LIGADO AOS ACADÊMICOS;
 - Atraso no repasse de verbas para a manutenção de recursos básicos, como água, energia, telefone, materiais de expediente,etc;
 - Aprovação de projetos de programa UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS do ano de 2011, porém até agora não houve nenhuma ação do governo para o desenvolvimento dos mesmos.


     DOS 23 PROJETOS DE EXTENSÃO QUE ERAM DESENVOLVIDOS NA UNESPAR/FECILCAM, ( Universidade sem fronteiras, Cine-Fecilcam,diversas pesquisas,etc) APENAS 3 ESTÃO FUNCIONANDO.

Ensino Superior Pede Socorro!!

   Chegou o dia D para o Ensino Superior Público do estado do Paraná, o que era pedra cantada se concretizou, o governo Beto Richa está acabando com um dos orgulhos do Paraná, nossas universidades que estavam entre as melhores do país estão definhando e pedindo socorro,os professores pedem socorro,os acadêmicos pedem socorro,agora a questão,pedir socorro á quem? 
   A paralisação se faz necessária diante do atual quadro, verbas reduzidas,programas de pesquisa abandonados, professores concursados que não são chamados....esse é o governo Neoliberal, esse é o estado minimo que alguns defendem, e inacreditavelmente alguns que dependem de uma universidade pública para se desenvolver,ou que já estudaram em universidades públicas se colocam ou já se colocaram ao lado do Neoliberalismo....vai entender, é o interesse próprio sobrepondo ao coletivo.



      PARALISAÇÃO:

   Garantia de uma Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade.

        Unespar/Fecilcam reivindica:

 - Garantia de verba de custeio para o funcionamento mínimo da estrutura universitária: pagamento de água, luz, telefone, material de limpeza e expediente, recursos pedagógicos, etc;

 - Nomeação e contratação de professores aprovados em concurso: temos 25 professores e 9 agentes universitários aguardando nomeação;

 - Melhores salários: estamos com nosso plano de carreira defasado com relação às federais, tanto de professores como dos agentes universitários. Solicitamos o cumprimento da negociação coletiva em 2011;

 - Programas de extensão: Liberação de recursos para os projetos em 2011 e para as novas propostas;

 - Garantia e ampliação do ensino, público, superior, gratuito.

terça-feira, 6 de março de 2012

Novo espetáculo de Vinicius Piedade

    É muito bom ver que apesar da falta de política pública para as manifestações culturais muitos artistas estão conseguindo ir avante, meu amigo Vinicius Piedade é um exemplo disso, ator de carreira solo,não recebe patrocínio público e mesmo assim  gira o país com suas obras,claro...muito graças ao sistema  Sesc e Sesi, que hoje são os maiores provedores da cultura nacional.


Um publicitário tem uma amnésia repentina justamente quando assina contrato com uma empresa de sabão em pó para uma campanha publicitária chamada “identidade”.Nessa crise criativa desencadeada pela amnésia, ele decide ir ao encontro dos amigos de adolescência para saber se o que ainda resta de memória, justamente essa fase de construção de identidade, é sua imaginação ou se de fato aconteceu, tentando com isso reconstruir sua identidade (e concluir a campanha pra empresa de sabão em pó).
Temporada de 15/03 a13/04 (quintas e sextas 21h) no SESC Consolação.

INGRESSOS JÁ À VENDA EM TODA REDE SESC (preços populares).
Agenda completa no site: http://www.viniciuspiedade.com.br/

segunda-feira, 5 de março de 2012

Beto Richa e PSDB - Inimigos da Educação.

          É lamentável o que temos visto na educação paranaense desde que esse grupo assumiu o poder,definitivamente o neoliberalismo não tem a educação como prioridade,aliás,eles devem se perguntar com uma certa frequência,o que é educação? para que serve essa porra? verdade....pra que a gente quer estudar também né? que cabeça minha, os pobres não são escolhidos por Deus para serem felizes e ter um censo próprio de liberdade,o senso que os pobres tem são os enfiados pela elite neoliberal do país.
       Quarta feira,07 de março será um dia negro para o ensino superior paranaense,num último ato de desespero antes de uma possível greve TODAS  as universidades paranaenses farão uma paralisação,é o fundo do poço que se aproxima graças a esse governo que já provou a incompetência em gerir serviços públicos de qualidade, esquece o governo que temos a UEM como uma das melhores Universidades do país (possui o melhor curso de medicina de acordo com o Ministério da Educação), temos a Unioeste,UEL, Unicentro, UEPG além da Unespar, da qual a Fecilcam está inserida,é um momento de luto,as cartas estão na mesa.
  Dentre as revindicações estão as verbas para manutenção das instituições (Fecilcam não recebeu um único centavo em 2012),a manutenção para as bolsas de iniciação científica (a UEM teve 500 bolsas de pesquisa cortadas),a efetivação de professores que foram aprovados em concursos e claro,reposição de perdas salariais,as Universidades estão de pires nas mãos ou sobrevivendo graças ao governo federal,esse mesmo governo federal que está financiando 100% da reforma na Fecilcam e é a responsável pelas novas carteiras e estrutura.
    Que um governo neoliberal tem medo de uma população pensante não é novidade,só que dessa vez a reação vai ser forte,o desprezo com as instituições é geral (Professores de ensino médio,PMs ensino superior),e não vamos ficar calados.
   Dia 07 paralisação, para quem sabe dia 14...a tão temida GREVE.
Obrigado Beto Richa por toda sua incompetência.
 

PS - Não sou mais adepto da política partidária,e sim da ideológica...TODOS os partidos provaram que não merecem a confiança de ninguém.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Carnaval e a intolerância na WEB

   Sempre que acontece alguma manisfestação popular onde  estejam reunidos dezenas,centenas,milhares de pessoas...logo aparece os "pseudo - intelectuais" que se julgam dono de um senso crítico apurado destilar intolerância,preconceito e porque não dizer...fascismo,pois é exatamente isso isso o que vem ocorrendo no carnaval, e para piorar,alguns criam textos,verdadeiras pérolas e colocam nomes de pessoas famosas como se elas fossem donas de delírios coletivos.
  Pois bem...vamos lá, quem nunca se deparou com textos de Luiz Fernando Veríssimo sobre mulheres na net que atira a primeira pedra, nem adiantou o próprio autor em entrevista na TV falar que mal sabe ligar um computador,que até hoje faz seus textos em máquinas de escrever,que jamais escreveu o que estava circulando na internet para as pessoas se convencerem,não adiantou Arnaldo Jabor proliferar provérbios afirmando que nunca escreveu textos sobre mulheres magras,gordas ou quem quer que seja que tantas vezes invadiram nossos profiles nas redes sociais,pois bem.....não é que a bola da vez é Danilo Gentili??? e não é a primeira vez que inventam um texto mal escrito,sem fundamento prático e teórico e colocam o nome do nosso mal fadado humorista.
  Pois bem, ninguém é obrigado a gostar de carnaval,eu mesmo não tenho interesse nenhum em ir pra Salvador nessa época,nunca me interessei em rebolar atrás de um trio elétrico....mas ir para o preconceito e falar em acabar com uma manifestação cultural legitima não acho algo muito inteligente, e  Danilo Gentili sabe disso, ele sabe que cada uma das escolas de samba do Rio de Janeiro são responsáveis por 2 mil a 3 mil empregos diretos ao longo do ano (costureiras, marceneiros,figurinistas,cenógrafos, até mesmo historiadores,pesquisadores,zeladores),ele sabe que esses empregos refletem diretamente nas comunidades periféricas do Rio, ele sabe que durante o carnaval as cidades do nordeste tem seus hotéis lotados,aumenta o fluxo de pessoas nos restaurantes,a tia do Acarajé vende mais,o tiozinho da barraquinha de cachorro quente garante meses de sustento,a moça da loja de passagens vende vários pacotes....Danilo Gentili sabe que isso é um incremento importante na econômia de qualquer lugar,é engraçado que muitos que se comportam como intolerantes na internet não conhecem a realidade do vizinho e agem como verdadeiros donos da razão na frente de um computador, que feio isso.
  O carnaval está aí para todos, uns preferem descansar,ler,ir ao cinema,estudar (eu,eu e eu),outros preferem beber,transar,dançar,pular...não importa,o que importa é que o carnaval é uma manifestação popular,é um ato de expressão de um povo (assim como maracatú,boi bumba,etc),e cabe o governo criar infra estrutura nas cidades, criar condição para que o país aproveite ainda mais seu potêncial turistico e dê condição para que mais gente fature em cima,que mais empregos sejam criados,para que a tia da coxinha venda tanto que possa comprar aquela TV de LEED para ver a novela das 8,o resto é intolerância,preconceito e conservadorismo,e disso ninguém precisa.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Pelé,um produto de marketing?

 Alguém já parou para imaginar como nossa história está repleta de mitos? isso é uma praga que se alastrou por todos os lugares para criar heróis,afinal, como pode existir lugar sem ter seus heróis?? impensável né? quem já não ouviu falar do mito Tiradentes? do mito Roque Santeiro naquela novela que fez um tremendo sucesso em meados dos anos 80 e repercute até hoje? nas histórias contadas pelos memorialistas o mito permeia forte nas construções das pequenas cidades,todas tiveram seus heróis,homens bravos montados em seus cavalos reluzentes combatendo o mal com garra e coragem.....pois é, no futebol isso não é diferente,mas afinal,o que são os mitos do futebol ? será Pelé um mito?....para começar devo lembrar que uma das principais função do Historiador é questionar o mito,o célebre historiador Eric Hobsbaw diz que o "mito deve ser combatido para o bem da humanidade e o historiador tem sim essa função,mesmo que isso signifique deixa-lo impopular e mal visto,o que geralmente acontece quando uma unanimidade é questionada".
   Alguém por acaso já ouviu falar no jornalista santista Adriano Neiva,o Devaney? pois ele resolveu abrir seus artigos e estatísticas e questionar o maior mito do futebol mundial,Pelé....ele fez isso,e pagou,pagou muito caro.
 Em 1975 Devaney ainda não tinha engolido o fato de Pelé ter recusado jogar na Copa de  1974 e resolveu investigar o "rei" mais um pouco, e descobriu que entre seus mais de mil gols estavam contados jogos contra equipes amadoras como o time de funcionários da Phillips,time do Corpo de Bombeiros,seleções amadoras de ligas locais e combinados de cidades da África,nada contra...não podemos esquecer que  Pelé tinha um time fantástico,isso não é demérito,muito pelo contrário,mas o que poucos sabem é que Pelé foi o primeiro jogador brasileiro a desertar de uma convocação,foi o primeiro jogador a se recusar defender a seleção numa Copa do Mundo (alegou problemas particulares),mas apareceu na mesma Copa como garoto propaganda de uma empresa, Devaney pagou caro pela ousadia de questionar o rei com números e estatísticas (entre ela que Pelé ficou mais de 500 jogos sem fazer gols em partidas oficiais,como pode um mito ficar tanto tempo sem balançar as redes?),inexplicavelmente seu livro foi retirado de circulação duas semanas após o lançamento,por pressão dos anunciantes Devaney foi demitido da Tribuna de Santos,foi perseguido pelas ruas e sua casa virou alvo de pixações, alí ficou claro que Pelé foi sim produto de marketing,seu nome já estava atrelado a grandes empresas,o governo militar utilizava sua imagem como o Brasil que estava dando certo.
   Hoje os poucos exemplares que existem são raríssimos de serem encontrados, Devaney caiu no esquecimento,morreu em 1990 sem conseguir que se criasse uma discussão a respeito do mito.
   Ninguém tem dúvida do grande jogador que Pelé foi,com certeza acima da média,com certeza o melhor futebolista de sua geração,mas existem muitas coisas que ficaram ocultas,coisas inexplicáveis e que fazem parte do lado obscuro do mito,afinal....a história de um lugar é feita pelos "heróis",é feita pelos ídolos,não é mesmo?
                     

domingo, 8 de janeiro de 2012

Dublagem - O horror na TV

  A poucos dias foi divulgada uma pesquisa que deixou os cinéfilos de cabelo em pé....de acordo com uma amostragem que  o Instituto Data Popular fez em 2011, 58% da classe média gosta de filmes estrangeiros e  nada menos 76% desses espectadores preferem conteúdos dublados,é triste mas é verdade,não sei se isso acontece pela preguiça dos brasileiros em ler,ou porque ler dá sono na maioria,ou mesmo porque a maioria lê muito mal...sei lá,não vou discutir os méritos da questão,eu pessoalmente odeio qualquer filme dublado,não consigo engolir aquela voz de Chiquinha nas mulheres, e os caras então? com aquela voz de locutor de rádio garanhão,acho tenebroso,mas enfim...gosto é gosto,mas não posso deixar de colocar alguns pecados da dublagem nacional,algo que é comum na TV brasileira e passa desapercebido em pessoas que não tem hábitos de ver filmes "in natura",ou seja..legendados.

Pecados da Dublagem Brasileira - Folha de S.Paulo e comentários meu,vamos lá....

 - "Só na TV e no cinema chama-se policial de TIRA". - Alguém por acaso acha normal chamar PM de tira?? alguém aqui no Brasil já fez isso de forma natural?? eu não,e duvido que você tenha feito.

- "Referir-se a dinheiro como prata" - Isso podia ser comum lá nos anos 80 quando a cada mês tinha um nome diferente para o nosso rico dinheirinho,mas nossos amigos dubladores insistem com isso ainda hoje.

- "Propor traduções toscas em números musicais". - Já imaginou os Besouros (Beatles) cantando "E aí,Judite"? (Hey,Jude)? Deusmelivreguarde, melhor nem pensar.

- "Fazer adaptações esdrúxulas", - Chaves vai ao Guarujá ao invés de Acapulco no México, claro..ele é paulista né meu?

- "Exigir gramática impecável, sem oralidade". - Nossos artistas quando vão dublar adolescente não usam "tá,vamu nessa", e sim "está bem,vamos lá".......bizarro,ou nossos adolescentes dominam a norma culta e eu não sei?

- "Vetar expressões como bunda e gostosa" - substituída a contento por "traseiro", imagina a cena.."olha a bunda daquela mina", se transforma em algo como "observe o traseiro daquela senhorita", pelo menos fica mais galante.

sábado, 7 de janeiro de 2012

Marketing / Futebol - quase sinônimos.

      Em tempos de Michel Teló arrebentando a boca do balão no mundo inteiro com suas frases fáceis e ritmo que diz respeito a cena caipira do Brasil,vamos falar um pouco de algo que nos cerca o tempo todo e muitas vezes não percebemos...o tal do marketing,não adianta,a propaganda faz parte do mundo desde que o mar morto ainda estava doente, esse segmento que busca agregar consumidores ávidos está invadindo o mundo do futebol,pelo menos entre os clubes competentes que sabe tirar proveito da imensa leva de torcedores, não adianta espernear,xingar,chamar de feio....a tendência são os clubes de maior torcida se sobressair sobre os clubes menores,mas claro,para isso é preciso um minimo de inteligencia,criatividade e bom senso dos dirigentes.
    Um dos clubes pioneiro nessas terras tupiniquins é o Internacional de Porto Alegre, seu plano de sócio torcedor conseguiu elevar seus vencimentos entre os top do futebol brasileiro,depois de muita propaganda o Inter conseguiu explorar a paixão de seu torcedor e em pouco tempo o clube já tinha mais de 100 mil sócios,o Grêmio está seguindo o mesmo caminho,essa renda faz com que os clubes do sul consigam segurar suas estrelas por mais tempo,além claro...de reforçar o time a cada nova competição, o Flamengo ao contrário não consegue sair do limbo mesmo tendo a maior torcida do Brasil (?), o clube não possui um quadro associativo de respeito,não consegue explorar de maneira efetiva a paixão do seu torcedor,não consegue um patrocínio de camisa de acordo com a grandeza do clube..ou seja...é um time que vai ter que se reinventar mesmo tendo ao lado do Corinthians as maiores cotas do futebol brasileiro.
    Hoje o maior exemplo de uma gestão de marketing bem sucedida é justamente o clube que até bem pouco tempo atrás possuía a pior estrutura entre os três grandes de São Paulo,a pouco o Corinthians ganhou um quadro associativo de 85 mil sócios (número que deve chegar a 100 mil em poucas semanas),construiu o CT mais moderno do Brasil,está construindo um estádio,e nada mais nada menos tem o 5° maior patrocínio de camisas do mundo,o Corinthians tem recebido por ano 53 milhões de reais contra 20 milhões do Palmeiras,28 milhões do São Paulo e 25 milhões do Flamengo...isso tudo fruto do marketing ,que conseguiu colocar o torcedor num contexto ativo dentro do clube,seja votando para presidente,seja com descontos e prioridade na compra de ingressos,quase sempre via internet.
    Enfim....o futebol é a paixão nacional,mas se os clubes não agirem vão começar a se apequenar,exemplo claro é a torcida do Santos,time que tem apenas 12° venda de PPV,baixa média de torcedor... (17° média entre os 20 clubes da 1° divisão),o clube como um todo pena com a falta de paixão de seus torcedores,essa dificuldade fez que mesmo no centenário o clube desativasse seu departamento de futsal e futebol feminino.
    A criatividade está aí para ser explorada,os caminhos são longos porém frutíferos...cabê os clubes conseguirem colher bons frutos,e claro....com participação da torcida,que é a razão de ser de tudo isso.

domingo, 1 de janeiro de 2012

2012?? Já está aí!!!

Comportamento.




         E agora José? mais um ano acabou!!...como diria Milton Leite,"que beleza!!" adeus ano velho,feliz ano novo,que tudo se realize no ano que vai nascer,muito dinheiro no bolso, bla blá blá blá...tooodo ano a mesma ladainha, claro ....que todos tenham um maravilhoso 2012,realmente são meus mais sinceros votos,mas quantas pessoas são sinceras quando desejam isso? as vezes dá a impressão que uma mascara artificial é envolta sobre o resto de alguns,todos são bons,todos são amigos e irmãos...quem dera a vida fosse assim,quem dera a indiferença e a ganância realmente fosse deixados de lado.
      Esse é o terceiro fim de ano sem minha mãe,que foi vitimada pelo câncer em 2009, com o tempo a saudade toma conta e aqueles pensamentos mais estranhos começam a deixar o coração,afinal..a morte chega para todos né? não importa que tenha 52 anos (como minha mãe) ou  41 como o jornalista Daniel Piza, na verdade ninguém está preparado para viver uma experiência dessa,estava pensando na palavras que escutei esse tempo todo..."tudo vai se ajeitar"....."seja forte"....agora quero saber,o que vai se ajeitar? o que é ser forte? será que ninguém pode ter o direito de chorar uma ausência? porque tenho que ser forte o tempo todo? será que é porque homem não chora? e se eu quiser chorar e ficar trancado no meu mundo por meses,por anos??? deixarei de ser homem?? será que se eu for mais "homem" e não chorar,a vida vai se "ajeitar"? mas o que significa isso?? significa ser  frio e indiferente perante a dor???
   São perguntas cuja as respostas estão dentro de todos nós,cada um encara uma perda de forma diferente,talvez aí esteja a graça da questão (que horror),  as diferenças estão em toda parte,em todos os lugares,claro..não é fácil lidar com isso,uma mente diferente,uma cabeça diferente,pensamentos diferentes já nos afligem,como é difícil lidar com o desconhecido né? como é difícil lidar com um cara que não olha o mundo da mesma maneira que a gente.Uma coisa não importa....as dores são as mesmas,todos somos carne e osso,todos somos matéria.
   Que esse amontoado de matéria que nos cerca consiga conviver com as diferenças,que o censo critico seja aflorado,que a curiosidade seja explorada,que o mundo não acabe em 2012 e que todos saibam as delícias e os prazeres de se lambuzar de doce de leite, tomara que o Brasil ganhe alguma medalha na Olimpíada,tomara que o Corinthians ganhe a Libertadores,tomara que Nelson Tureck caia fora de Campo Mourão e não faça sucessor,tomara que a Dilma seja a melhor presidente da história.....um bom ano pra mim,um bom ano pra você, e que nossos mais loucos desejos se realizem...